Trabalhando com Marketing Digital desde 2008

Belo Horizonte - Minas Gerais

Localização não importa mais no Marketing Digital

(31) 98495-9180

WhatsApp

Segunda a Sexta: 09 às 18h

Após com Bernardo e Bazinga.
SMART os 5 pilares do planejamento no marketing digital via Hubspot
Foco no Planejamento Estratégico

Marketing Digital: Tudo começa pelo planejamento

O óbvio deve ser dito para jamais ser esquecido! (autor desconhecido)

Falar que o planejamento é o início de tudo soa muito clichê né? 

Mas é um fato, não adianta remar seu barquinho com força se você não sabe para qual lado remar.

 

Eu adoro fazer um briefing para meus clientes, um bom diagnóstico, estudo de mercado, análise da concorrência, definição de personas, mapa de empatia, estudo de canais ou plataformas.

 

Além disso, me considero um profissional super estratégico, pois não olho só para meu quadrado quando estou fazendo meu trabalho. O Marketing Digital não faz milagre, não salva empresa nenhuma e não vende nada se todo o processo não estiver alinhado e funcionando super bem.

 

Para isso, quando você me contratar vou começar a trabalhar a Sigla SMART e o seu planejamento estratégico vai conter:

 

Smart (S) Specific: Todo planejamento precisa ter metas especificas. Não adianta nada dizer “quero vender mais”, “quero ter mais visitas no meu site”.
Aqui, o ideal é a gente trabalhar com números reais, prazos reais. Quero ter 1000 leads em 12 meses de trabalho.

 

sMart (M) Measureble: Nós vamos ter certeza, quando estivermos trabalhando junto, que vamos conseguir medir seu objetivo. Não vou te enrolar com “você vai ganhar influência social ou reconhecimento de marca”. Eu vou definir que você vai alcançar 10 mil pessoas no Facebook, que vão te gerar 2000 leads e isso deverá gerar 300 vendas.

 

smArt (A) Attainable: Aqui, podemos considerar uma meta atingível, que seja desafiadora mas não seja impossível de se acontecer. Se você nunca teve um blog, nunca trabalhou mídias sociais você não pode estipular começar a vendar de forma orgânica através do Inbound Marketing em 4 meses.

 

smaRt (R) Realistic: Sejamos honesto, se você não tem cultura de internet, não tem um time dedicado, precisamos começar por isso antes de obtermos resultados reais. Se você já tem um time que gera 100 vendas por mês, não vamos conseguir aumentar esse resultado em 10x em 2 meses. Honestidade aqui é fundamental para o trabalho de planejamento estratégico dar certo.

 

smarT (T) Time-bound: Defina um prazo final. Estipule uma data. Mensurar esse tempo é importante para as coisas não ficarem no ar! Algum dia preciso gerar leads e vender de forma orgânica na internet não funciona.

 

ROI do Planejamento Estratégico

Quanto maior for o seu investimento mais rápido será seu retorno. Se você não tiver dinheiro, precisará de mais tempo para obter o resultado. Impossível fazer as coisas rápidas e sem dinheiro. Simples assim.
Tudo o que for planejado será executado de acordo com a necessidade estipulada por você.

Priorizando as implementações

É super importante a gente conseguir decidir juntos as melhorias a serem feitas após serem identificadas na parte do planejamento estratégico. Vamos começar pelas coisas mais fáceis ou mais rápidas que geram maior impacto e depois para as dificuldades médias que geram mais impacto até as mais difíceis que geram pouco impacto.

Planejamento Estratégico com Foco em Crescimento Rápido

O Planejamento estratégico e depois o diagnóstico e tudo o que for feito será feito para alcançarmos o objetivo SMART definido no início. Se nós optarmos por melhorar a taxa de conversão de uma landins page isso é mais importante do que a arte do post que vai para o Facebook. Concorda?

Metodologia para Planejamento e Implementação de Melhoria Contínua

Tudo o que está dito aqui em cima, nestes 3 pilares é a base do meu trabalho. Nesta metodologia, teremos um diagnóstico inicial, onde vamos analisar os dados que temos agora. Depois vem o que chamamos de GPTC (Goals, Plans, Timeline, Challangees) que está totalmente alinhado com o que o Hubspot chama de SMART.

Depois nós vamos definir com quem vamos falar, com isso definimos sua Persona. E para finalizar vem a lista de desejos do que precisamos melhorar.

 

E aqui vamos atuar diretamente no seu objetivo de Marketing e de Vendas que normalmente acabam divididos por: Atração de tráfego, Conversão, Valor para o usuário e como está a Experiência do Usuário (UX).

Continuando sobre a certificação de GDD – Growth Driven Design da Hubspot ela é composta de 3 partes:

  • – Estratégia;
  • – Um site ou página de lançamento rápido;
  • – Um ciclo de melhoria contínua;

Growth Driven Design

Certificado Growth Driven Design Hubspot:

Sou um dos poucos brasileiros certificados pela metodologia da Hubspot denominada de Growth Driven Design. Esta metodologia diz que o Webdesign Tradicional está morto. Mas calma, isso é um papo longo e eu t explico melhor num bate papo ou uma call. Mas adianto que esta base funciona demais para você melhorar a performance de tudo o que você precisa fazer, desde o planejamento de um site ou e-commerce até melhorar a performance de uma landins page.

  • – Foco é sempre no usuário;
  • – Use a criatividade com metodologia;
  • – Seja Ágil (Get Stuff Done);
  • – Aprenda sempre;?
Você tem alguma dúvida que não encontrou resposta nesta página?

Entre em contato para uma primeira conversa grátis!

israel@idegasperi.com
(31) 98495-9180


Clique no número para enviar mensagem direto para o WhatsApp.

 

 

 

Degasperi Marketing Digital -------------------->