Influenciadores e Gestão da presença digital: Você no centro das atenções!
Não é a toa que uma das revistas mais importantes do mundo fez esta capa. Em vez de um influenciador, ela coloca você! Conhecida por eleger as pessoas mais importantes do mundo, entre políticos, empreendedores de sucesso e personalidades em geral, a revista TIME, colocou você na capa, no centro das atenções.
Nós estamos hoje na era da informação e nós, prosumers, deixamos de ser apenas consumidores e estamos produzindo informação e ditando tendências e até influenciado as marcas a produzirem o que queremos consumir.
Nós influenciamos a decisão de compra de outras pessoas através do nosso posicionamento e comportamento nas mídias sociais. Não sei se você soube mas o Snapchat voltou atrás em uma atualização de layout do seu aplicativo pois os usuários não gostaram e se posicionaram contra a mudança.
A Nescau voltou atrás quando tirou de linha seu sabor tradicional ao lançar o Nescau 2.0, mas os consumidores pediram, muito, e a empresa voltou atrás e atendeu aos pedidos dos seus fãs. Isso é genial, pois nós agora, temos voz ativa! Tanto pro bem, quanto pro mal. Devemos também, entender essa responsabilidade.
Eu sempre costumo colocar esse vídeo nas aulas de Gerenciamento de Crise que dou:
O filme é Rede de Intrigas de 1976 e o apresentador de TV transtornado com a situação econômica e política, pede que as pessoas vão até a janela e gritem que não estão satisfeitas e protestem! Hoje, não precisamos ir para janela, temos a internet e as mídias sociais! E você, profissional de mídias sociais deve saber lidar com situações como esta!
Já soubemos de linchamentos públicos de pessoas inocentes que acabaram sendo vítimas de boatos na internet.
Temos inúmeros casos de profissionais que foram demitidos, alguns antes mesmo de começar a trabalhar, por causa de postagens em mídias sociais. Como o jogador do Barcelona que foi demitido 3 horas após ser contratado pois anos antes tinha falado mal da Catalunha, principal origem dos torcedores do Barcelona.
Estamos vivendo o momento em que Kylie Jenner virou influenciadora da Bolsa de Valores. Dá para acreditar que a irmã das Kardashians deu um prejuízo de mais de um bilhão de dólares por causa de um tweet? É o que a Reuters tá afirmando. via papelpop
Incrível né? Mas não pára por ai… Você já deve ter ouvido falar do Filipe Neto, certo? Tudo bem que ele não é um desconhecido mas ele teve a maior cobertura do mundo sobre o Oscar. Sua live bateu mais de 3 milhões de visualizações sendo 200 mil pessoas assistindo ao mesmo tempo! Oo Ele ultrapassou a transmissão oficial do próprio Oscar.
Você sabia também que a audiência da transmissão oficial da premiação, via TV, teve queda de 19% em relação ao ano passado, sendo o nono ano seguido de diminuição do público?
Mas porque eu trouxe este tema para meu site? Porque se você é um empreendedor ou profissional liberal você pode construir sua reputação online, você pode se tornar um influenciador através da Gestão da Presença Digital.
E eu sou especialista nesse segmento. Eu mesmo me tornei um influenciador digital com meu primeiro blog, em 2008 a 2010. Foi através do @midiasblog que eu fiquei conhecido no Marketing Digital e comecei minha carreira quando pouco se falava sobre mídias sociais e a atuação das empresas nessa nova mídia.
Trabalhava numa empresa que bloqueava o Orkut (entreguei minha idade né?) para seus funcionários mas eu usava muito, o Twitter e depois passei a usar o Facebook. E sempre descobria brechas para furar o bloqueio da rede e estudar e postar no meu blog. A demissão, veio muito bem a calhar, me dando um empurrão pra frente em busca do meu sonho de trabalhar com Marketing Digital.